quinta-feira, 25 de junho de 2020

Nunca é sobre sexo. É sobre poder: Exposed Fortaleza e outras cidades


Eu pensei muito se eu ia escrever sobre isso, porque esse tema é muito sensível para mim e para a maioria das mulheres que eu conheço. Ficamos literalmente sem chão nenhum em casos assim, porque sempre que relatos de assédio sexual são descritos, geralmente a gente reconhece "valha, aconteceu comigo também". Além do fato do medo de ser exposta ao dizer que também sofreu algo parecido. Mas, assim, esse texto é em primeira pessoa, só que não é só sobre mim, eu quero discutir sobre os casos também e a participação das mídias digitais no processo de levar ao debate público coisas como esta.


1. Naturalização do assédio sexual

Achamos normal e natural, homens que conhecemos que fazem toques indevidos, piadas nojentas, e que constrangem outras mulheres e meninas. Tem um professor universitário acolá que era chamado de "gala seca" e motivo de risada. "O fulano é tarado" e pronto. Tara seria uma fixação sexual e portanto, natural. Gostar de sexo não é o problema. A questão é que COINCIDENTEMENTE homens em posições hierárquicas maiores se utilizam dessa posição para cometer abusos sexuais. Desde padres, pastores, professores, chefes, etc. E também tem o fato que mesmo entre pares (pessoas com o mesmo poder) pode acontecer de haver o assédio sexual, porque a ideia de masculinidade é construída no imaginário de predador e de superioridade latente. Eles falam mais nas aulas, interrompem a fala de mulheres, e também se acham no direito de fazer comentários sobre o corpo das colegas de trabalho. Estou errada? Ninguém viu isso, né? (Ironia).

2. A banalização de homens mais velhos se "relacionando" com adolescentes. (Aspas vocês sabem porque, né?)

Aqui eu não estou falando de que não pode ter relação com diferença de idade. Mas, se fosse um fenômeno "eu me apaixonei e é isso mesmo", seria comum também ver a mesma quantidade de mulheres com adolescentes. O que não ocorre, não é mesmo? Geralmente, nos acostumamos com o fato de que homens preferem as mais novas. E o que quer dizer isso? Não seria uma banalização de relações afetivas assimétricas? Porque o corpo jovem feminino atrai mais? Com que idade meninas são vistas como corpos desejáveis: 12, 13, 14? Vocês se chocam? Eu também, mas homens adultos olham para esses corpos desejando-os. E a nossa tendência é querer tampar esses corpos e não coibir o comportamento que faz esses homens assediarem essas meninas. Lembro, como se fosse hoje, de uma irmã (virgem) da igreja dizer que preferia que o homem já tivesse experiência sexual e fosse mais velho. Também lembro de, na adolescência, ter amigas que também preferiam isso. Adolescentes fazem sexo? Sim, lógico: ente eles. E isso não é o problema. O problema é professores sabedores disso, e acharem que podem "tirar casquinha de suas alunas".

Vi muitos comentários do tipo: 

Situação 1: "Ah mas elas se jogam em cima". Ok, vamos aos fatos: na escola, é comum projetar afeto em pessoas mais velhas em que confiamos, o problema é a pessoa objeto do afeto SE APROVEITAR disso, 

Situação 2: "Ela me mandou nudes dela". Meu amigo, se uma adolescente manda nudes para você, o seu papel é investigar o porquê de uma menina menor de idade está fazendo isso. Isso é um problemão, sabia? Pesquisa aí sobre a relação entre iniciação sexual precoce e abuso. O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que família, Estado e sociedade civil são responsáveis por garantir os direitos. É seu papel também.

3. Assédio sexual não é discutido nas famílias, nem nas escolas

Discutindo no Twitter, é fácil perceber que as pessoas não sabem o que é assédio sexual.

"O assédio sexual é todo o comportamento indesejado de caráter sexual, 'sob forma verbal, não verbal ou física', com o objetivo ou o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetar a sua dignidade, ou de lhe criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador".

Aqui, vemos que pode ser expresso de diversas formas. É um crime difícil de se "provar" porque naturalizamos o comportamento predatório masculino e mesmo muitas mulheres NÃO RECONHECEM, nesse comportamento (descrito acima), como algo criminoso. Então, ficam as mulheres que denunciam como loucas. E elas realmente ficam com traumas psicológicos disso.

Quem pratica o assédio? Pergunta difícil. Precisa perguntar quem não pratica. Tem perfil? Não. Pode ser qualquer um. É um crime bem "democrático". O machismo é estrutural, sendo assim, há a naturalização desse comportamento predatório atribuído ao masculino. Assim, antes de sair dizendo que vai matar e vai atirar em quem faz isso, você precisa se perguntar se já fez isso. Uma frase muito comum nas redes é: "toda mulher conhece alguém que já foi abusada, mas os homens não conhecem nenhum abusador". Estranho, né? Pense aí: será se eu não importunei uma mulher? Será se eu não a toquei indevidamente? Será se eu não forcei um beijo? Será se eu não recebo nudes de mulheres que meus amigos ficam e eu vejo e não digo nada? Homens sabem que fazem isso. Não há ignorância, há "falta de memória " proposital.

4. A responsabilização e não o populismo penal

Responsabilizar judicialmente os homens maiores de idade que estão envolvidos nesses casos (não estou dizendo que não deva) não significa que esse comportamento vai parar. Sabe o que ajudaria bastante? Educação sexual nas escolas. Homens discutirem suas masculinidades em rodas de conversa. Ações de formação nos ambientes de trabalho. Sempre digo que se for prender todos os homens assediadores (estou falando só do assédio, abuso sexual e estupro são coisas diferentes) não ia sobrar muitos homens fora da cadeia. Eu estou falando sério. Sabe o racismo? Sabe a lgbtfobia? Todas essas coisas são estruturais na sociedade. Precisa de esforço para sairmos disso. Não é só hashtag, é principalmente ACREDITAR na palavra das mulheres.

5. Raça e classe nos casos de assédio sexual

Quais os corpos adolescentes mais assediados? Quais os corpos considerados pela sociedade mais públicos? "Essas meninas só andam de shortinhos". Já ouviram isso em algum canto? A que meninas esses professores se referem? Por que os corpos delas são considerados mais "fáceis"? Estar vestindo qualquer tipo de roupa nem salva do assédio, nem o justifica. Vejam as estatísticas sobre isso. Não é porque elas estão de shortinho que o assédio acontece. É porque um homem se considera com poder para tal e aquele corpo como não tendo direito algum. Homens ficam sem camisa o tempo todo e ninguém vai lá tocar o corpo deles. Racismo e classismo fazem parte do olhar desumanizador às meninas e mulheres que mais tem seus direitos aviltados. Direito de ir e vir, de existir, de ter uma adolescência sem agressões. Professores de escola pública e privada estão sendo denunciados. Além de alunos também, adolescentes. Isso diz muito sobre uma cumplicidade masculina para cometer esses crimes.

6. Não é sobre sexo, é sobre poder

Por isso, as medidas para coibir esses comportamentos devem focar nisso. Outras cidades já tinham começado a expor os casos, e mais cidades poderão fazer isso. Espero que, ao invés de somente dizer que repudia isso, os homens começassem a rever seu comportamento e a coibir entre eles essas atitudes. O assediador não é aquele cara "monstro caricato", são homens comuns (pais, tios, irmãos, avôs). De todas as profissões: médicos, advogados, professores, comerciantes etc. E tem mais uma coisa: homens brancos e ricos que tem bastante poder são os principais articuladores dessas práticas com maior perversidade. A sensação de que nada vai acontecer com eles faz repetir o crime e "aprimorá-lo". Qual resultado do #metoo nos EUA? Até hoje tem atriz que diz que foi exagerado. Não precisava daquilo tudo. Naquele momento, com o discurso da Oprah e tudo, no Oscar, eu realmente achava que estávamos em uma primavera feminista, mas, depois, tudo virou uma campanha para igualar salários (concordo) e não se aprofundou mais, como também, dormi na segunda-feira depois da entrevista do Silvio Almeida no Roda Viva, pensando que finalmente estávamos colocando no debate público permanentemente o racismo estrutural. Eu ainda acredito, nas duas coisas. Mas ainda tem muito chão. No racismo, para uma adesão não só discursiva de nós pessoas brancas ao antirracismo, e do machismo, que também os homens mudem seus comportamentos. Eu sou leitora de bell hooks, meu povo, eu acredito.

7. As redes sociais e o debate público

Muito se tem criticado a função da "exposed" por conta da possibilidade de falsos testemunhos e da lógica punitivista. Eu também me preocupo com isso. A pergunta, geralmente de homens, é: por que elas não foram aos órgãos competentes?

Além do desconhecimento, há também o constrangimento de fazer denúncia e levar todo processo jurídico adiante. Mulheres sabem disso. E as meninas nem saber sobre como é o processo sabem. Saca o ponto 3 desse texto? Pois é. Ser averiguada milhares de vezes na sua versão da história, encarar o acusado etc. são coisas difíceis, principalmente em crimes sexuais em que a culpada é sempre a vítima, e mulheres e meninas que passaram por isso, sabem disso. Se não é o lugar correto para fazer justiça, ele é o MAIS UTILIZADO HOJE PARA TRAZER UM ASSUNTO A TONA.

Farei um capítulo na minha tese só sobre relatos de violência, porque eles abundam aqui e retratam um silenciamento sistemático e sistematizado das dores sofridas por mulheres e meninas. Como falei no Twitter, a denúncia nas redes sociais é um desabafo, desarticulado e desorganizado, e precisa ser escutado por OUVIDOS SENSÍVEIS (sensibilidade aqui é treinamento profissional e/ou de vivência lidando com esses casos) para que não haja revitimização, processo em que psicologicamente a vítima é levada de novo a situação dolorosa.

Espero que esse texto não tenha sido gatilho para ninguém, me esforcei para não pessoalizar, apesar de ser em 1° pessoa. Espero que as adolescentes fiquem bem, e torço para que isso gere organização coletiva feminista nas escolas e ambientes de trabalho. Só a conscientização através da luta muda a vida, gente.

Eliana Coelho
Professora, militante feminista, cocriadora do podcast Elas pesquisam.
Photo by chloe s. and Dakota Corbin on Unsplash