terça-feira, 27 de abril de 2021

Mário Pedrosa: vivo aos 121 anos


Eudes Baima
Professor do curso de pedagogia da FAFIDAM/UECE


    Mário, nascido em Timbaúba, Pernambuco, emigrado para o Rio de Janeiro, uniu seu destino ao dos trabalhadores na segunda metade dos anos  de 1920, militando no jovem PCB. Enviado a uma escola de quadros em Moscou, em 1928, ficou retido em Berlim, onde participou do confronto com os nascentes grupos nazistas e conheceu os textos de Leon Trotsky e da Oposição de Esquerda Russa sobre os rumos da revolução naquele país e sobre a política catastrófica de Stalin e da Internacional Comunista (3a Internacional) em face da Revolução Chinesa de 1927.

    Mário adere às teses de Trotsky e da Oposição e desiste de ir a Moscou, voltando ao Brasil onde inicia o trabalho do trotskismo no país, que ele desenvolverá até o princípio dos anos de 1940.

    Afastado da 4a Internacional, enquanto estava exilado por conta da Ditadura do Estado Novo, por divergências quanto à caracterização da URSS (Mário estará entre os quadros que se afastarão da 4a por não considerar mais a URSS um estado operário e que, portanto, teria de ser defendido diante do imperialismo, apesar do regime stalinista, que era a posição da Internacional na época), Mário seguirá combatendo sob a bandeira do socialismo, animando grupos de esquerda, como aquele que editou o jornal Vanguarda Socialista. Ao mesmo tempo, Mário desenvolveria uma vasta obra de estética e critica artística, se tornando um dos principais pensadores do século XX nesta área.

    Sem nunca abandonar a luta pelo socialismo, Mário seguirá mais uma vez para o exílio, agora por conta da Ditadura de 1964.

    Na volta deste segundo exílio, em 1979, já com 77 anos, ajuda a fundar o PT, do qual é o filiado número 1. Um ano e meio depois, Mário chegaria ao fim de sua singular e, para o movimento operário, fundamental vida.

    Aos 118 anos, Mário segue vivo e apontando o futuro aos explorados e oprimidos.


__________________________________________


Dica: para conhecer mais a vida de Mário Pedrosa, além de recorrer à sua obra escrita, recomendamos a série de mesas redondas Mário Pedrosa - 120 Anos, promovida no em 2020 pela Fundação Perseu Abramo e disponível no YouTube.